Equipamento






 

  

 

Faixas Uma das frases mais conhecidas do Mestre Hélio Gracie é a célebre “Faixa só serve para atar kimono”. No entanto, mediante o progresso do atleta, o seu esforço vai sendo reconhecido com a mudança de faixa. É tradição no Jiu-Jitsu o Professor atar na cintura do atleta a nova faixa. O sistem da de graduação e tempos de faixa encontra-se bem explícito em http://www.cbjj.com.br/graduacao.htm  

 

Kimono Muitos leigos de artes marciais perguntam ou interrogam-se imediatamente qual a necessidade de usar um traje oriental (kimono) para praticar uma Arte Marcial como o Jiu Jitsu ou até mesmo Judo ou Karaté. Apesar de alguns acharem que se trata de uma mera tradição, a razão é bastante mais ampla e simples do que isso… O kimono não é meramente ornamental, o kimono é ainda hoje uma excelente representação das roupas que as pessoas usam no dia a dia. No entanto o kimono é mais resistente (a rasgões e torções) mais seguro (não prende membros ou articulações tão facilmente com uma camisola por exemplo) e mais higiénico e fácil de lavar. No entanto não se precisa de preocupar, pois quase todas as técnicas que você aprende a fazer a alguém com um kimono, funcionarão perfeitamente se estiver numa situação em que as pessoas enverguem roupas do dia a dia. Com o desenvolvimento do Jiu Jitsu como desporto existem hoje dezenas de marcas com kimonos específicos para o Jiu Jitsu, mas a não ser que seja um kimono de uma marca de Jiu Jitsu, ou você seja um verdadeiro perito, pouco diferença existe entre um kimono de Judo e um de Jiu Jitsu (o mesmo já não se aplica a kimonos de Karaté por exemplo). Os kimonos de Jiu Jitsu (tal como os de Judo) são feitos de um tecido bastante grosso de forma a suportar, sem romper ou rasgar, as extensivas torções e pressões que está sujeito durante horas e horas de treinos e competições. Se decidisse entrar numa qualquer competição de jiu jitsu com algo tão resistente como uma t-shirt ou uma camisola, podemos garantir-lhe que 30 segundos bastariam para ficar com o seu traje completamente esfarrapado.Hoje em dia algumas das marcas mais famosas de Kimonos são: Atama, Koral, Keiko, entre outras. Também existem academias, como a Gracie Barra com parcerias ou marcas próprias, podem consultar a loja da Gracie Barra na Europa aqui.

NoGi

No entanto o Jiu Jitsu pode ser praticado em 2 variantes, com Kimono (Gi) e sem Kimono (No-Gi), sendo esta última variante ligeiramente diferente da primeira pela impossibilidade de fazer pegas (agarrar o vestuário do adversário). No entanto todas as técnicas, quer sejam originalmente para serem feitas com Kimono ou No-Gi, funcionam quase sempre da mesma forma nas duas modalidades.